O uso de tintas na Construção Civil

A pintura é utilizada na construção civil com o objetivo de proporcionar proteção e acabamento ao substrato. Além disso, oferece melhor higienização dos ambientes, controle de luminosidade e sinalização. Por isso, é considerada uma operação de grande importância, já que as tintas são compostos que quando aplicados sobre a superfície, criam uma película protetora aderente ao substrato. Assim, torna-se a primeira camada a sofrer com choques, ataques de produtos químicos, umidade do ar, luminosidade e temperatura.

Para garantir que a tinta permaneça aderida e firme ao substrato, com suas propriedades essenciais mantidas, deverá haver uma preocupação com a qualidade dos profissionais. Além de uma preparação da superfície a ser pintada, devendo estar destituído de partículas soltas, mofos, calcinação, trincas, umidade e infiltrações.

Tratamento de trincas e limpeza do substrato por hidrojateamento.

Aplicação de selador com finalidade de criar uma membrana protetora, impermeabilizante, evitando infiltrações de água causadas pela chuva.

Aplicação de tinta, gerando acabamento e maior proteção.

As diretrizes para a execução de pinturas em edificações não industriais é estabelecida pela NBR 13245:2011-Preparação de superfícies.

Composição das tintas

As tintas são compostos geralmente líquidos ou em pó, constituídas de solventes, pigmentos, resina e aditivos.

  • Solvente: responsável pela regularização da viscosidade da tinta afim de facilitar a aplicação, dissolução da resina, proporcionando um melhor contato entre a superfície e a tinta. Responsável também pela solubilização dos componentes, tempo de secagem e espessura das tintas. Após a aplicação da tinta, o solvente evapora deixando uma película de pigmentos estruturada com a resina. Utiliza-se como solventes as porções líquidas água, álcool, aguarrás, entre outros.
  • Resina: material ligante ou aglomerante responsável por aglutinar as partículas de pigmentos e pela aderência da tinta no substrato. Converte também a tinta do estado líquido para o estado sólido, criando a película de tinta.
  • Pigmentos: são partículas em pó, insolúveis, que são divididos em inertes e ativos. Os chamados inertes possuem função de enchimento, textura e resistência à abrasão. Já os ativos promovem cor à tinta.
  • Aditivos: são responsáveis por gerar melhorias nas propriedades das tintas. Os mais comuns são os secantes, plastificantes, bactericidas, antibolhas, reológicos, entre outros.

Os proprietários de imóveis devem ficar atentos e devem procurar profissionais responsáveis para a elaboração da pintura. Pois, além de contribuir para o acabamento e valorização do imóvel, evita futuros transtornos causados por falta de proteção do substrato.

Autor: Leonardo de Amorim Casotti

Fonte: https://guideengenharia.com.br/tintas-na-construcao-civil/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *