Qual a diferença entre textura e grafiato?

Vai reformar ou está construindo sua casa e quer descobrir qual a diferença entre textura e grafiato? Confira este artigo que está imperdível! Em síntese, tanto a textura quanto o grafiato são tipos de revestimentos.

Ambos são utilizados como revestimento de parede. Nesse sentido, podem ser usados como elementos decorativos ou ainda, como auxiliadores no controle de umidade da superfície.

Mas, apesar de poder usar qualquer um desses revestimentos em sua casa ou apartamento, é preciso compreender que existem diferenças importantes entre eles.

E essas particularidades podem influenciar sua escolha, sobretudo, no que se refere ao seu objetivo com tal aplicação.

Sendo assim, vamos conhecer a diferença entre textura e grafiato.

Qual a diferença entre textura e grafiato?

Geralmente, dividimos suas diferenças em 3 aspectos fundamentais. São eles:

Composição

O grafiato se apresenta como um revestimento acrílico, cuja superfície é mais rústica. Nesse caso, geralmente ele é composto por grãos de malha 10, substância antimofo e repelência a água.

Enquanto a textura, por sua vez, não contém os grãos de malha 10. Por isso, não apresenta a superfície rústica (com aquele efeito riscado).

Estética

Seguindo o aspecto anterior, a estética de ambos difere bastante. Justamente, pelo fato do grafiato ter as ranhuras que podem ser circulares, projetadas, em xadrez etc.

Isso significa que, ao optar pela textura você não terá esse efeito diferenciado.

Aplicação

A aplicação de ambos também tem diferenças. Visto que, a aplicação do grafiato é feita com desempenadeira de aço ou de plástico (PVC).

Já a textura, é aplicada com rolos de padrões variados. Sendo que, o mais usado é o rolo cabelo de anjo.

Quais as Semelhanças entre Textura e Grafiato?

Agora que você já sabe qual a diferença entre textura e grafiato, vamos conhecer suas principais semelhanças:

Contraste

Ambas são capazes de criar um efeito de contraste em um ambiente de coloração uniforme. Esse recurso é excelente para ser usado em escritórios e residências de espaços integrados.

Decoração

Controle da umidade

Os dois são ótimas opções para evitar infiltrações e rachaduras. Visto que, tornam a parede mais densa e mais resistente.

Lavável

Por fim, tanto a textura quanto o grafiato são laváveis, o que por sua vez, é uma ótima notícia para quem se preocupa com a limpeza das paredes.

Principais Características do Grafiato

O grafiato pode ser encontrado em diferentes malhas (gramaturas). Nesse hiato, quanto mais grossa a malha for, mais profundos serão os riscos da parede. O número das malhas é contado de maneira decrescente, exemplo:

Uma malha 10 é mais grossa que uma malha 16.

A aplicação do grafiato é mais demorada que a da textura. E isso ocorre, porque é necessário muito cuidado ao criar os “desenhos” da parede.

Além disso, não é permitido criar emendas no grafiato. Ou seja, é preciso começar o trabalho e terminá-lo sem interrupções, do contrário a parede pode ficar marcada, deixando a aparência feia.

Principais Características da Textura

Já sabemos que a textura é aplicada com um tipo de rolo especial, o que resulta em uma experiência muito semelhante à da pintura convencional.

É necessário manter a atenção durante a diluição da textura. Pois, caso você crie “massas” com diferentes consistências, você pode criar um aspecto ruim para sua parede.

No geral, o restante do processo, como a secagem, por exemplo, são iguais em ambas. É preciso aplicar e esperar que sequem naturalmente.

Fonte: https://decorandocasas.com.br/2020/12/06/qual-diferenca-entre-textura-e-grafiato/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *